Dia Internacional da Tireoide: saiba 10 mitos e verdades sobre a glândula

A tireoide é tão importante que tem o seu próprio dia: hoje (25), comemoramos o Dia Internacional da Tireoide! Mas, o que é tireoide?

A tireoide é uma glândula reguladora da função de órgãos importantes como cérebro, coração, fígado e rins. Localiza-se na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão, e produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na memória, na concentração, no humor, no controle emocional, na fertilidade e no peso.

Quando não funciona corretamente, a tireoide pode causar o hipotireoidismo (liberação insuficiente de hormônios) ou o hipertireoidismo (hormônios liberados em excesso). Em ambos casos, seu volume pode aumentar, causando o bócio.

Confira agora 10 mitos e verdades sobre essa importante parte do nosso corpo. E aproveite: mesmo na pandemia, a Clínica Médica Sinetrosv segue funcionando!

  1. Hipotireoidismo pode causar obesidade – MITO

O hipotireoidismo faz a pessoa guardar mais água no corpo. Logo, o ganho de peso é, definitivamente, acúmulo de líquidos, e não ganho de gordura.

  1. Ter hipertireoidismo, ou tomar hormônio da tireoide, emagrece – MITO

Hipertireoidismo descontrolado acelera a perda de massa magra (e não de gordura), assim como a ingestão de hormônios sem indicação médica. Ao perder musculatura o corpo fica mais franzino e ainda pode apresentar arritmia cardíaca, diarreia, hipertensão e outras manifestações – inclusive fatais.

  1. Hipotireoidismo é muito comum – VERDADE

Sim. De 8% a 12% dos brasileiros apresentam o quadro, sendo mulheres e idosos os mais acometidos pela baixa produção dos hormônios T3 e T4.

  1. Quanto mais iodo, melhor – MITO

Iodo em excesso desencadeia sérios danos à tireoide, podendo causar ou agravar o hiper e o hipotireoidismo. Em geral, a alimentação diária já garante a quantidade necessária de iodo para o funcionamento da glândula.

  1. Todos devem fazer ultrassom da tireoide e extrair nódulos – MITO

Nódulos são muito frequentes e geralmente benignos. Não incomodam e dispensam cirurgias – apenas 5% são cancerosos. Mas, em caso de suspeitas, procure um endocrinologista.

  1. Exames de sangue mostram disfunções – VERDADE

É medindo a dosagem de certos hormônios na circulação sanguínea que se detecta alterações na função tireoidiana. Dependendo do caso e dos resultados, o médico pode pedir outros exames. O ultrassom só é solicitado quando há suspeitas de um distúrbio mais sério.

  1. Hormônios tireoidianos podem ser formulados com segurança em farmácias de manipulação – MITO

Ao formular o hormônio em microgramas, a maioria dessas farmácias não atinge alta precisão, segundo a Sociedade de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). Logo, o manipulado não está sujeito aos mesmos controles de qualidade de um remédio normal.

  1. Doenças da tireoide afetam a gravidez – VERDADE

Hipotireoidismo e hipertireoidismo afetam, até certo ponto, a fertilidade. Se não tratados corretamente podem causar complicações na gestação e para o feto.

  1. Criança não tem doenças da tireoide – MITO

O hipotireoidismo pode sim surgir na infância, atrapalhando o crescimento da criança e seu desempenho escolar. A baixa produção hormonal pode decorrer, muitas vezes, de uma doença autoimune chamada tireoidite de Hashimoto.

Há também o caso congênito (mais grave e menos comum), que afeta o recém-nascido desde os primeiros dias de vida. É detectado pelo teste do pezinho – mas, se não diagnosticado, pode causar déficits mentais irreversíveis.

  1. Hipotireoidismo causa cansaço – VERDADE

Os principais sintomas da doença são: esquecimento fácil, falta de disposição, intestino preso, lentidão e dificuldade para exercer as tarefas e funções habituais, ressecamento da pele e dos cabelos, sonolência excessiva, tristeza e unhas fracas.

Agora que você já sabe o que é verdade e o que é mito quando o assunto é tireoide, preserve o seu funcionamento. Afinal, ela ajuda todo o seu corpo a funcionar corretamente. E o Sinetrosv ajuda você a cuidar mais e melhor de si!

Se você já se associou ao Sinetrosv, agende agora uma consulta gratuita em nossa Clínica Médica! Clique aqui para saber mais.

E se você ainda não faz parte da família Sinetrosv, não perca tempo: associe-se já e garanta benefícios para você e seus familiares! Clique aqui para se associar.

Fonte:Sinetrosv

Posted in Notícias, Osasco, Sorocaba.