Na pandemia, fortalecer a pele ajuda a evitar contaminações

A higiene das mãos é fundamental para prevenir e conter a propagação do Coronavírus. Entretanto, o processo consecutivo de lavá-las com água e sabão e abusar do álcool em gel deixa a pele mais exposta a infecções, pois remove parte da camada protetora.

Constituída por uma matriz lipídica, essa camada protetora forma a epiderme (camada mais externa da pele) juntamente com corneócitos. É uma barreira que impede a penetração de microrganismos causadores de danos à pele, composta por ácidos graxos, ceramidas e colesterol.

Ainda não há estudos comprovando qualquer tipo de contaminação de Covid-19 pela pele. Porém, uma pele vulnerável à infecções e dermatites pode baixar a imunidade. Com o enfraquecimento da barreira cutânea, o organismo fica mais propenso a contaminações.

Sendo o maior órgão do corpo e revestindo-o por inteiro, a pele é uma barreira mecânica e imunológica aos agentes infecciosos. Mantê-la saudável e íntegra, e evitar qualquer tipo de lesão, é importante para impedir que bactérias, vírus e outros agentes contaminem o organismo.

Confira os melhores hábitos e alternativas que o Sinetrosv separou para você fortalecer sua barreira cutânea:

  • Beba muita água.
  • Prefira banhos mornos, rápidos e com pouco sabonete, para não ressecar a pele e desestruturar sua proteção.
  • Escolha sabonetes menos adstringentes: sem Lauril Sulfato de Sódio (poderoso desengordurante que desestrutura a barreira protetora) e com pH próximo ao da pele (em torno de 5,5).
  • Evite esfoliações muito abrasivas e constantes.
  • Use água micelar no lugar do demaquilante: ela remove substâncias particuladas e oleosas sem extrair ou agredir a proteção da pele.
  • Sempre use hidratante após o banho.
  • Eleja produtos com ceramidas e ômegas para normalizar a barreira lipídica da pele.
  • Se possível, opte por hidratantes com pré e probióticos, para ajudar na normalização e preservação da microbiota (bactérias boas da pele).
  • Abuse do protetor solar: ele inibe a ação dos radicais livres, causados pelas radiações do sol e da luz visível (proveniente de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores).

Com carinho e uma rotina diária de cuidados é possível preservar o ecossistema da pele e se proteger, ainda mais, de contaminações – incluindo o Coronavírus.

O Sinetrosv segue empenhado para que você se fortaleça na quarentena. Até a próxima!

 

Fonte: Sinetrosv

 

Posted in Notícias.