10 mitos sobre a mamografia

Em tempos de Outubro Rosa, o que mais se ouve são recomendações às mulheres sobre a importância de se fazer os exames para a detecção precoce contra o câncer de mama.

O melhor instrumento para se prevenir é a mamografia. Mas o que ela é, afinal? É um exame de raio-x que ajuda a identificar alterações, nódulos ou sinais de doenças nas mamas, incluindo a existência ou não de câncer.

A mamografia, entretanto, ainda possui muitos mitos e tabus que necessitam ser quebrados e que ainda reduzem o número de mulheres que buscam realizar o exame.

Neste post, vamos trazer 10 mitos sobre a mamografia e explicar a você porque os exames preventivos são essenciais. Siga a leitura!

  1. “Sou jovem demais para isso”

Apesar de ser mais comum em mulheres com 55 anos ou mais, o câncer de mama pode afetar sim as mais jovens. Tanto que a lei brasileira permite a solicitação dos exames de rastreamento a partir dos 40 anos.

Para mulheres com alto risco de saúde, é recomendável que os exames comecem antes, aos 35 anos. Portanto, se cuidar melhor não tem idade!

 

  1. “Já que ninguém na minha família teve câncer de mama, não preciso fazer os exames”

Errado. Pesquisas indicam que 85% das mulheres que já tiveram câncer de mama não tiveram casos da doença em suas famílias. Até que o histórico conta para o aumento das chances de contrair o câncer, mas não necessariamente é o único fator. Portanto, a mamografia é fundamental.

 

  1. “Autoexame substitui a mamografia”

O autoexame é uma boa maneira de você fazer uma prevenção inicial contra o câncer de mama, mas nunca irá substituir a mamografia. Isso porque existem nódulos que são imperceptíveis com um simples toque e apenas o raio-x pode identifica-los.

 

  1. “Tenho uma boa alimentação, posso dispensar a mamografia”

São inúmeras doenças que são prevenidas por meio da boa alimentação, mas não exclui completamente os riscos do câncer de mama. Portanto, siga se alimentando bem, faça atividades físicas, mas não deixe de fazer a mamografia regularmente.

 

  1. “É recomendável fazer a mamografia de seis em seis meses”

A Sociedade Brasileira de Radiologia e a Sociedade Brasileira de Mastologia indicam que a mamografia seja feita anualmente, principalmente em mulheres a partir dos 40 anos. Dos 70 anos em diante, a realização do exame ficará a critério médico.

 

  1. “Mulheres que possuem silicone em suas mamas não podem fazer a mamografia”

O câncer não escolhe a mama em que vai se infiltrar. Além disso, não existem contraindicações relacionadas às mulheres que aplicam silicone e o exame garante que a mama e a prótese sejam separadas.

 

  1. “Mulheres que amamentam não podem fazer a mamografia”

Este é outro caso onde não há contraindicações da mamografia. Entretanto, existem outros exames, como o ultrassom, que são indicados para as mulheres que amamentam, por conta do aumento da densidade e da sensibilidade das mamas.

 

  1. “A radiação da mamografia faz mal à saúde”

A radiação existente no exame de mamografia é bem fraca, portanto os riscos são baixos. Os raios X utilizados para identificar nódulos na mama são de baixa potência.

Além disso, se for comparar o risco das radiações com o benefício proporcionado pelo exame de mamografia, os perigos são ainda menores.

 

  1. “Homens não fazem mamografia”

São bem poucos os casos, mas homens também fazem mamografia. É recomendável apenas quando o paciente descobre algum nódulo.

No caso do câncer de mama, não existe esse tipo de diagnóstico, pois é uma doença rara em homens.

 

  1. “O exame de mamografia é caro”

Essa é uma afirmativa falsa. Isso porque as mulheres podem fazer a mamografia pelo Sistema Único de Saúde e não pagam nada por ela. Além disso, os convênios cobrem os gastos.

 

Clínica Médica e Convênios

A nossa clínica médica atende filiadas e dependentes com agilidade e atendimento humanizado! Além das consultas ginecológicas, temos clínico geral, cardiologista, pediatra e coleta de exames.

Para agendar uma consulta, basta estar em dia com a contribuição sindical. Para dependentes, a Clínica Médica Sinetrosv está a um preço acessível: apenas R$ 30,00.

Você pode agendar a sua consulta pessoalmente ou por telefone. Atendemos de terça à quinta-feira, das 8h30 às 12h30 na sede do sindicato na Rua Doutor Mariano J.M. Ferraz, 509 – Centro, Osasco-SP. Para falar conosco, basta ligar para (11) 2284-1675 e (11) 3699-0575.

O Sinetrosv também possui convênios com clínicas médicas que realizam os exames de mamografia. Acesse o nosso site e conheça as empresas parceiras do nosso sindicato!

 

Fonte: Sinetrosv

Posted in Notícias.